segunda-feira, 20 de abril de 2009

As vezes, futebol não é tão “caixinha de surpresa”



Desculpem-me a falta de modéstia (rs), mas a cada dia gosto mais deste negócio chamado futebol... Ontem (19/Abril) estive no Morumbi e pude ver um grande jogo de futebol, entre São Paulo e Corinthians. Mesmo que o resultado não tenha sido aquilo que gostaria, não posso deixar de admirar o que foi um grande confronto tático e estratégico.

Mas deixando os detalhes do jogo de lado, e voltando pra falta de modéstia, busquei o que postei em 2/Janeiro/2009, antes dos times começarem a jogar. E olhem o que havia falado... Pelo menos, a minha "bola de cristal" parece não ter quebrado... rs

Corinthians: Favorito ao Paulistão. O time já está treinando, e quando os outros grandes se acertarem já deve estar embalado. E sabemos como é o Corinthians embalado.
...“

O time não está invicto há tanto tempo de bobeira. E repito, sabemos como é embalado.


Palmeiras: Onde está o planejamento do Luxemburgo ? Montar outro time num ano de Libertadores ? ... Acho que o primeiro semestre está perdido, período do principal campeonato que irá disputar no ano.“

O primeiro semestre ainda não está perdido, mas...


Santos: Sinceramente, se o Santos estiver pensando a longo prazo acho que está fazendo correto. ... mas se estruturando, sem contratações fora das possibilidades, olhou para a base e vimos no que está dando. Acho que se o Santos estiver fazendo e pensando nisto, pode colher os frutos.“

Se Neymar é o destaque, outro jogador da base bem jogando e resolvendo. Paulo Henrique. Talvez eu tenha errado em achar que seria a longo prazo.


São Paulo: ... Não dá pra imaginar o que pode dar errado, a não ser que a diretoria resolva pensar em marketing como no início do ano passado. Bom, mas daí o Muricy conserta.”

Coincidência ou não, um diretor andou falando bobagens sobre Ronaldo. Desta vez o Muricy não conseguiu consertar.


Bom, a final agora não terá muitas cores, afinal são 2 times alvinegros. Mas o brilho com certeza ainda existirá. Afinal, a comparação será inevitável. Será o encontro de 2 fenômenos, um que o brilho teimosamente insiste em permanecer(e ainda bem), e outro que parece brilhará por muito tempo ainda.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Seleção brasileira. Que passa ?



Neste 1 de abril vimos uma notícia digna da “data da mentira”. Bolívia 6 x 1 Argentina. Mas também vimos nestes dias o Equador “massacrar” a seleção brasileira. Será que aquele ditado que está na moda, “não tem mais time bobo”, está se fazendo verdadeiro ? Eu acho que não, porque uma coisa é um time inferior conseguir equilibrar uma partida pela aplicação e força contra um maior, mas verdadeiros “massacres” como foram estes 2 jogos ( sim, o Brasil não perdeu do Equador, mas o que vimos foi inacreditável ) não pode se encaixar neste ditado. Altitude ? Outras seleções ganharam da Bolívia lá em La Paz.

Mas se concentrando na seleção brasileira, eu tenho a convicção que está chegando o momento em que não iremos para uma copa, nesta e próxima vamos, mas as outras seleções estão ficando tão perto da gente que a tradição não irá mais se impor.

Mas por mais que saibamos o Dunga não ser um técnico a altura, nossa safra de jogadores está ruim.

Lembro-me que antigamente, quando um jogador conseguia a proeza de chegar à seleção era porque ele era diferenciado, e se isso se confirmasse na seleção ele perpetuava, porque os jogadores da posição que apareciam não tinham chance, pois não conseguiam espaço.

Vamos ver alguns de que me lembro, mais ou menos olhando a década em que foram titulares absolutos da seleção.

Goleiro: Taffarel(de 1988 até 1998), de lá pra cá tivemos inúmeros goleiros
Zagueiros: Ricardo Rocha(80’s), Aldair(90’s), Lúcio(recentemente)
Lateral direita: Leandro(80’s), Jorginho(90’s), Cafu(recentemente)
Lateral esquerda: Junior(80’s), Branco(90’s), Roberto Carlos(recentemente)
Volante: Toninho Cerezo(80’s), Dunga(90’s)
Meia: Zico(80’s), Rivaldo(Final de 90’s e até 2002)
Atacante: Careca(80’s), Romário(90’s), Ronaldo(recentemente)

Alguns exemplos, de jogadores que se não ídolos de suas torcidas eram sempre considerados o melhor da posição em termos mundiais.

Hoje, nossa seleção é repleta de jogadores que por terem feito uma boa temporada já chegaram à seleção. E pior, a maioria deles joga em times de segunda linha da Europa, ou mesmo são meros coadjuvantes em seus clubes.

Vamos olhar o time base da seleção, ou quem mais tem sido convocado e respectivo clubes:

Julio Cesar – Exceção, um dos principais do seu time - Inter de Milão
Maicon – Clube grande, mas coadjuvante - Inter de Milão
Juan – Time médio - Roma
Lucio – Exceção – Bayer Leverkusen
Gilberto – Time Médio – Hertha Berlim
Gilberto Silva – Panathinaikos ? Como diria um amigo, “Tá de sacagem”...
Felipe Melo – Nem sei aonde jogou por aqui, e é coadjuvante no seu time médio - Fiorentina
Josué – Time pequeno - Wolfsburg
Elano – Time pequeno – Manchester City
Kaka – Exceção, um dos principais do seu time - Milan
Robinho - Time pequeno – Manchester City
Ronaldinho Gaucho - Clube grande, mas reserva - Milan
Luis Fabiano – Time médio - Sevilla

Olhando para estes times, dá impressão de estarmos falando de jogadores do Equador, Chile, Belgica...

Enfim, acho que se montarmos uma seleção só de jogadores aqui do Brasil, não seria pior com a que estamos vendo.

Victor(Igual ou melhor que o Doni)
Leo Moura – Miranda – Rodrigo - Juan
Pierre - Ramires – Hernanes – Alex
Nilmar - Keirrisson