terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Melhor do mundo


Realmente, se tem um jogador que podemos dizer ser o melhor do mundo, acima dos outros, esse jogador na verdade é jogadora, Marta.

Quando penso em melhor do mundo, pra mim tem que ser algo muito fora do normal, extremamente diferenciado. Cristiano Ronaldo (que acaba de ser eleito com toda justiça), Kaká, Messi, ... (e hoje paro por aqui, difícil achar outro) é claro são grandes jogadores, mas além de estarem no mesmo nível entre eles, às vezes passam por momentos que ficam atrás até de outros grandes jogadores no cenário mundial. Fico com a impressão que no futebol masculino, não teremos mais gênios. Talvez os últimos Romário, Zidane ?

Além disso, dentro de uma partida de futebol masculino, estes jogadores quando enfrentam marcadores diferenciados (sim, porque se temos jogadores diferenciados como atacantes, também tem os diferenciados ou craques como defensores) quase que não conseguem jogar, na maioria dos casos são anulados.

Agora, a Marta impressiona. Infelizmente não vi Pelé, mas tenho a impressão que daqui uns 40 anos vou poder dizer que vi Marta.

Ela sim, se enquadra na mais significativa e simples expressão de melhor do mundo. Ao vê-la jogar vemos claramente que as outras são inferiores, e que mesmo num dia ruim ainda assim será superior. Mas não se atentem em ver apenas os melhores momentos dela individualmente. Vejam um jogo inteiro. Com a bola é uma autêntica camisa 10, sem a bola “briga” e “luta” como um tradicional camisa 5.

Dias atrás ela se emocionou ao falar do futebol feminino, mesmo agora que deve fazer um contrato (Los Angeles Sol – EUA) que a deixará rica, ainda assim se preocupa com as dificuldades das companheiras. Vocês sabiam que a Bárbara, “goleira” da última olimpíada, não tinha clube, ou nem sei se tem agora ? Para manter a forma, ela treinava no Sport Recife sem receber nada. E a maioria são histórias parecidas.

Esta mulher de 22 anos, que jogava bola em baixo de uma ponte em Alagoas, que com certeza teve dificuldade para se alimentar, se vestir, estudar, hoje e por 3 anos consecutivos é considerada a melhor do mundo no que faz.

Por tudo isto, seu exemplo nos faz acreditar na força inacreditável que um ser humano pode ter, e também acreditar que alguém neste universo escolhe algumas pessoas para serem diferentes.

Um comentário:

Fabi ♥♥♥ disse...

Marta e simplesmente a alma de uma mulher em um esporte tido como masculino, hoje a mulher se iguala ao homem em muitas coisas e mãe,mulher,filha,esposa,guerreira e jogadora de futebol,e com pessoas como ela que vejo o quanto nós podemos chegar até aonde nossas forças aguentarem.

Parabéns Marta!